31 janeiro, 2019

Alimentando seu cão com uma dieta ideal


A alimentação é um ponto importantíssimo na vida do cachorro, o efeito de uma má alimentação é sentido muito mais rápido nos cães que nos humanos.

O cão é um animal carnívoro, mas que pode desenvolver hábitos alimentares onívoros, podem até sobreviver com dietas veganas, mas um bom tutor não quer que seu cachorro apenas sobreviva, quer ver um cão feliz e saudável.

A ração comercial tem grandes espaços dentro dos lares por sua praticidade, já vem pronta, balanceada (quando de qualidade). fácil de ser armazenada, mais barata que a alimentação natural, há uma forte fiscalização no setor.

Como desvantagem há muita ração ruim no mercado, com corantes – fuja de ração colorida, toda ração tem conservantes, o tutor não se envolve no preparo na comida (já vem pronta de fabrica), grande parte das rações são transgênicas.

Como escolher uma ração?

São classificadas como: combate /manutenção (vagabunda), premium (intermediária), superpremium (top).

Não há regulamentação, quando uma marca diz que aquela ração é superpremium, está dizendo que é a melhor dela, mas se comparada a outras marcas do mercado pode ser uma ração horrível.

Uma ração de qualidade não vai ter isto no seu rotulo:



      A ração de qualidade já vem balanceada, não faça uso de suplementos por indicação de amigos, criadores, balconistas, somente por prescrição veterinária.
A quantidade de ração está descrita no rotulo, de acordo com a peso há um intervalo de gramas, respeite esse intervalo



               Quanto melhor a ração, menor a quantidade de ração a ser ofertada, e menor será o bolo fecal.

         Do outro lado há a alimentação natural – Vamos chamar de alimentação caseira , já que para alguns alimentação natural só pode ser assim chamada a que replica a comida da natureza : crua e sem grãos. A alimentação caseira poder ser crua ou cozida, desde que , preparada pensando em atender as necessidades nutricionais do cão. Não é a sobra da comida humana.

         Como vantagem temos a escolha dos ingredientes, observe o motivo que te fez não optar pela ração , se foi por ser transgênica, você não vai comprar em supermercado, ou feira convencionai, irá a feira orgânica, se foi pela presença de grão, não ira adicionar milho ou arroz no preparo, seu cachorro estará livre de corantes e conservantes. Você terá uma grande satisfação em estar preparando a comida do seu cachorro.

       Como desvantagem terá o tempo gasto para compra e preparo da comida, espaço disponível no freezer, o custo é maior,  o volume de comida é maior ( um cachorro de 40Kg chega a comer mais de 1,5KG de comida).

        Caso a opção tenha sido comida natural, não invente receitas de sua cabeça (frango com arroz não atende as necessidades do cachorro) procure um especialista.
Há empresas que fornecem a comida pronta, neste caso exija o registro do ministério da agricultura (que é obrigatório), não aceite desculpa.

        Independente da escolha, o que não pode é alimentar mal o cachorro, seja com ração de qualidade duvidosa , como alimentação natural preparada de qualquer jeito.

          Divida a alimentação em pelo ao menos duas porções diárias.

Obtenha todas as dicas e ferramentas necessárias para treinar seu cachorro, com técnicas que produzem mudanças de comportamento que irão melhorar ainda mais a convivência com seu amigo cão.

1 comentários:

Contato

Envie-nos um E-mail

Info

Entre em Contato

Se você tiver alguma dúvida sobre nossos serviços de consultoria comportamental canina e treinamento, sinta-se à vontade para nos contatar em:

Endereço:

Aracaju, Sergipe

Telefone:

79 98833-2757, 79 99685-9600

E-mail:

conversaselatidos@gmail.com