31 janeiro, 2019

É certo deixar seu cão na sua cama?


   O cachorro pode ou não dormir na cama, uma grande polemica e por melhor que sejam os argumentos sempre terá alguém contra.

  Nossa posição é que o cachorro deve ter seu lugarzinho, seu canto de paz , onde possa descansar.
Um dos grandes problemas comportamentais em cães hoje em dia é a ansiedade de separação, o problema passa por ter um cachorro super apegado, que é a sua sombra 24 horas, o pet não consegue se acalmar, ou descansar sozinho. Quando você está na cozinha, no sofá e até mesmo no banheiro o cachorro está do seu lado, isto pode ser um sinal de dependência emocional, e ainda por cima ele dorme junto com o tutor. Não estamos afirmando que o cachorrinho dormir com o tutor provoca a ansiedade de separação, mas é um ponto a ser pensado se seu amiguinho já apresenta traços de ansiedade ou você não quer correr esse risco.

  Você não passa por esse problema de ansiedade de separação e este é um ponto sem relevância para você, vamos para sua rotina.

1)     O tutor dorme sozinho -  Se o tutor não se mexe muito , e não se incomoda com o cachorro na cama , não há problema. Inclusive a cama pode passar a ser o local preferido do cachorro para passar horas e horas.
2)     O tutor no meio da semana dorme sozinho, mas no final de semana o companheiro ou companheira dorme junto com ele -  O cachorrinho pode não entender bem essa situação , afinal a cama é do cachorro e do tutor , e de tempos em tempos ele perde o lugar. Não é aconselhável.
3)     Se os tutores forem um casal ,  a cama tiver espaço para todos,  e ninguém se incomodar com a presença do cachorro, não há problema.
Ao dormir na cama  o cachorro entende que a cama também é dele, e é difícil ele responder bem a ser “expulso” da cama dele hoje , ou amanhã, e depois poder voltar. Mas se você tem experiencia com cachorro, ou contratou alguém que tenha, este problema pode ser resolvido.

   Vale ressaltar que o sono é importante tanto para o tutor como para o cachorro, avalie a qualidade do sono de ambos, talvez você possa gostar de ter o cachorro na cama , mas um dos dois não consegue dormir direito e assim descansar.

   Então, seu cachorro dorme na cama com você ou na caminha dele?

Obtenha todas as dicas e ferramentas necessárias para treinar seu cachorro, com técnicas que produzem mudanças de comportamento que irão melhorar ainda mais a convivência com seu amigo cão.

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Envie-nos um E-mail

Info

Entre em Contato

Se você tiver alguma dúvida sobre nossos serviços de consultoria comportamental canina e treinamento, sinta-se à vontade para nos contatar em:

Endereço:

Aracaju, Sergipe

Telefone:

79 98833-2757, 79 99685-9600

E-mail:

conversaselatidos@gmail.com