top of page
  • Foto do escritorTiago Garcia

Adestramento de Cães: Fatores Essenciais para o Sucesso

Adestramento canino é um processo que visa moldar o comportamento de cães para torná-los mais obedientes, sociáveis, seguros e equilibrados. O objetivo do Conversas e latidos é promover uma interação harmoniosa entre o cão e seu tutor, bem como facilitar a convivência do animal em diferentes ambientes e com outras pessoas e animais.


Para chegar ao sucesso tem alguns fatores além adestrador, um dos fatores é o temperamento e a genética do cão este não dá para mudar,

o outro fator é o tutor e sua forma de agir



1. Paciência e Consistência:


O adestramento de cães requer paciência e consistência por parte do tutor. Cães aprendem através da repetição.


2. Conhecimento e Compreensão do Comportamento Canino:


Passamos aos tutores como os cães aprendem, como compreender a linguagem corporal dos cães, suas necessidades naturais e comportamentos típicos isso é essencial para interpretar suas ações e responder adequadamente durante o adestramento. Um conhecimento sólido nesse sentido ajudará a estabelecer uma comunicação eficaz com o animal.


3. Início Precoce:


O adestramento deve começar cedo na vida do cão, preferencialmente quando ele ainda é um filhote. Filhotes são mais receptivos e maleáveis, tornando o processo de aprendizado mais fácil. Além disso, adestrar o cão desde cedo evita o desenvolvimento de comportamentos indesejados, como morder móveis ou fazer necessidades em lugares inapropriados. Isto não quer dizer que cão “velho” não pode ser treinado, só vai exigir mais do seu dono, mas sempre a melhor hora de começar adestrar o cachorro foi ontem, a segunda melhor hora é hoje.


4. Manejo adequado:


Um manejo adequado garante uma convivência harmoniosa entre cães e seres humanos, reduzindo problemas comportamentais e riscos de acidentes. Cães mal-gerenciados podem se envolver em acidentes, como morder alguém, causar quedas ou até mesmo se machucarem gravemente. Um manejo adequado minimiza esses riscos, protegendo tanto o cão quanto aqueles que estão ao seu redor.


5. Socialização Adequada:


A socialização é fundamental para que o cão se torne amigável e confiante em diversas situações. Expor o animal a diferentes ambientes, pessoas, animais e estímulos desde cedo ajudará a evitar comportamentos indesejados, como medo excessivo ou agressividade.


6. Rotina e Horários:


Cães prosperam em rotinas consistentes. Estabelecer horários fixos para alimentação, passeios e exercícios ajuda a evitar problemas comportamentais, o cachorro adora e precisa de rotina



O adestramento de cães é uma jornada que requer dedicação, paciência e conhecimento. Ao incorporar esses fatores essenciais, o tutor estará no caminho certo para garantir o sucesso do adestramento, permitindo que o cão se torne um animal educado, feliz e bem ajustado à convivência em sociedade.


O treinamento promovido pelo Conversas e latidos não tem prazo de validade, pois o Dono participa ativamente, entende o processo, e continua a educação do seu companheiro.

214 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page