top of page
  • Foto do escritorTiago Garcia

DESMITIFICANDO A ROMANTIZAÇÃO CANINA

A Importância do Conhecimento Prévio ao Adquirir um Cachorro




As imagens que as pessoas tem antes de adquirir um cachorro passam por momentos agradáveis, sejam em jardins, passeios, ou na sala vendo TV e está romantização acaba tornando-se em frustração nas primeiras ocorrências do cotidiano.


São situações que seriam facilmente previsíveis, se não fosse a romantização, ou seria difícil prever que um ser afastado da sua mãe e dos seus irmãos iria sentir-se ameaçado, com medo e iria chorar a noite toda? Ou o que eles comem não iriam ser evacuados? E o pior eles não sabem onde fazer, porque ninguém disse onde.


E o cachorrinho destruir tudo em casa? Tornando-se o verdadeiro Marley, não seria previsível que um filhote seria travesso e caso fosse permitido iria aprontar muito.


Esta romantização no mundo pet acarreta em atos condenáveis como cães acorrentados ou presos em lugares pequenos , para evitar que seu barulho incomode os moradores da casa ou que não seja feito bagunça, também acarreta em tentativa de doações, com justificavas quase sempre mentirosa como :” Meu filho está com alergia”, “vamos nos mudar para uma casa menor” – E no caso

de não encontrar para quem doar alguns donos abandonam seu cão, sim é um crime, tanto abandonar o cão como acorrentar pro horas, ou deixar trancado sem atender as suas necessidades. Dados da OMS de 2002 existem no Brasil 20 Milhões de cães abandonados nas ruas do Brasil.


Tanta dor de cabeça poderia ser evitado com conhecimento, e nem estou me referindo a leitura, sei que pedir para alguém ler hoje , geralmente, é demais, essa informação pode vir por vídeo no youtube, uma conversa com um adestrador, ou um criador que não esteja somente focado no lucro, geralmente um criador sério está sedento por alguém que queria informações dos cães que eles criam, do cuidados, das necessidades deles, é um fonte de informação rica e barata. Este seria um mundo ideal, a informação a frente da aquisição do cachorro, mas o que ocorre?


A pessoa compra o cachorro e depois procura saber o que fazer, a primeira fonte de informação é a gratuita que sai cara, o vendedor do petshop, está pessoa é treinada para te empurrar produtos, que na sua maioria não é necessária. É comum, um aspirante a cliente nosso entrar em contato e nem perguntar como trabalhamos, mas pedir desconto porque já gastou muito com o cachorro com ração top e vacina até ai concordamos com o gasto, mas ai vem o trabalho bem sucedido do vendedor do pet shop empurrando camas super caras, que na maioria das vezes o cachorro não usa, vários brinquedos de material questionável, molhos para ração ( desnecessário) coleiras caras ou porque é de um produto licenciado, ou porque é de uma qualidade muito acima do que o cachorro cliente – Coleira com resistência para um cachorro de guarda, sendo vendida para um filhote de Lulu da Pomerânia. Este é um dos perfis de cliente que não queremos, primeiro ele negligencia a educação do cachorro dele, está procurando por preço ao invés de valor, depois desse cliente fechar com a gente qual será a prioridade dele? Com certeza não será a educação do cachorro, se ele fechou pelo desconto, pelo preço e nem procurou saber como trabalhamos.


Outro exemplo de desinformação é o cliente que compra um cachorro que alguém disse a ele que era bom para guarda, e depois procura treinamento de guarda, treinamento de guarda é uma coisa séria e que precisa de um treinador especializado e com experiencia, e não costuma ser barato, afinal é a segurança da sua família, em 2 oportunidades fomos procurados por tutores no interior do estado, um deles tinha comprado um Fila, já estava com 9 meses, e ao informarmos que não fazíamos este serviço, e que ele deveria ter procurado uma acessória antes de adquirir o cachorro ele ficou muito frustrado, porque dificilmente conseguiria encontrar um bom treinador que transforma-se seu cachorro em um cão de guarda a 120 km da capital.


A romantização canina pode levar a sérias consequências para os animais de estimação e contribuir para o aumento do abandono. O conhecimento prévio é a chave para criar ambientes saudáveis e felizes para os cães. Ao quebrar o ciclo de desinformação, podemos construir uma comunidade de tutores mais responsáveis e comprometidos com o bem-estar de seus animais de estimação.

215 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page