top of page
  • Foto do escritorTiago Garcia

Recompensa e punição no adestramento !!!

Atualizado: 30 de jul. de 2023

O adestramento mudou muito no decorrer das ultimas décadas, antigamente era obtido o comportamento através do forçamento e alivio, o treinamento foi evoluindo e hoje existe treinadores que se dizem positivistas, importantes ressaltar que esse termo é comercial, não se preocupe que vou explicar.


Antes precisamos entender que o que vai ditar o comportamento do cão é a consequência ao que ele faz. Ex. ele latiu e ganho um biscoito, ele está aprendendo que é latindo que ganha o biscoito.

Skinner definiu um quadrante que é como um mapa que ajuda os treinadores a entender como o comportamento dos cães é influenciado pelos estímulos e consequências. Vamos explorar cada um dos quadrantes!

São eles : Reforço positivo (R+), Reforço negativo (R-), Punição positiva (P+), Punição (P-)




O ser positivo ou negativo não quer dizer que seja bom ruim, o positivo é quando é acrescentado um estimulo e negativo é quando é retirado.

Já a reforço é quando queremos que um comportamento aconteça, e a punição é quando o resultado esperado é a extinção.


No Quadrante do Reforço Positivo (R+), tudo se enche de alegria. Quando o cão realiza um comportamento desejado, ele é recompensado com algo incrível, como elogios, carinhos ou deliciosos petiscos. Por exemplo, quando o cão senta quando solicitado e recebe um petisco saboroso, ele associa sentar a algo positivo e fica animado para repetir essa ação. O reforço positivo cria uma conexão especial entre o cão e seu treinador, fortalecendo a confiança e a vontade de aprender.


Agora chegamos ao Quadrante do Reforço Negativo (R-). Aqui, a remoção de um estímulo aversivo é utilizada para reforçar um comportamento desejado. Por exemplo, se um cão está latindo incessantemente e, quando para de latir, o som desagradável deixa de ser reproduzido, ele percebe que o silêncio é recompensado. O cão aprende que, ao parar de latir, a sensação incômoda de barulho desaparece, incentivando-o a latir menos no futuro. É importante lembrar que o reforço negativo deve ser aplicado com sensibilidade


Agora, vamos entrar no Quadrante da Punição Positiva(P+). Não se assuste com o nome, pois aqui estamos falando de um estímulo aversivo que é adicionado para diminuir a ocorrência de um comportamento indesejado. Por exemplo, se um cão puxa a guia durante o passeio e recebe uma leve pressão na guia, ele percebe que essa ação desencadeia um desconforto momentâneo. Assim, ele aprende que puxar a guia não é uma boa ideia, e essa consequência desagradável faz com que o comportamento diminua ao longo do tempo.

No Quadrante da Punição Negativa, ocorre a remoção de um estímulo agradável para diminuir a ocorrência de um comportamento indesejado.

Agora que foi explanado o quadrante do condicionamento, percebe-se que não existe positivista por conceito, o que fazem é usar o P-, e o R+.


153 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page