top of page
  • Foto do escritorTiago Garcia

Socialização - UM GRANDE PASSO PARA UM CACHORRO EXEMPLAR



SOCIALIZAÇÃO - O QUE É?


É uma das fases de desenvolvimento do cachorro considerada por muitos a mais importante, na qual o cachorro aceita mais fácil pessoas e experiencias que lhe são apresentadas. Nesta fase não deve ser inserida qualquer correção, a socialização tem que ser agradável, proporcionando ótimas experiencias ao cão. Período - 8º a 16º semana. Não crie seu cachorro em uma redoma , ele é um animal social.


Ao longo do texto por vezes iremos usar a palavra socialização, quando o correto seria habituação, a ideia é fazer o texto ficar de mais fácil entendimento a todos.


Socialização é feita com seres vivos, situações ou objetos o termo correto é habituação.


IMPORTÂNCIA DA SOCIALIZAÇÃO


Como já foi dito o cachorro é um animal sociável, já nasce em meio a muitos irmãos, eles precisam de interação com animais da mesma espécie e de espécie diferente.


Você ja deve ter ouvido que um cachorro é racista, não gosta de caminhão do lixo, não gostar de criança, não pode ouvir um trovão ,late para tudo e para todos, pois bem, é o resultado de uma socialização mal feita.


Um cão bem socializado sabe se comportar em shoppings, parque, veterinário.m diversos ambientes.


VACINAÇÃO

X

SOCIALIZAÇÃO


O protocolo de vacinação termina por volta da 15º a 16º semana de vida do filhote justamente o fim da janela de socialização. E os veterinários sabiamente dizem que seu cachorro só pode ser exposto "ao mundo" após a vacinação.


Uma maneira de não expor o nosso amiguinho a este risco é fazer uma socialização controlada: trazendo pessoas a sua casa, cachorros vacinados e equilibrados, passeios de carro e até mesmo em shopping, neste caso, sempre no braço.


Iniciar a socialização depois da vacinação seria um erro que não queremos cometer.


LINGUAGEM CORPORAL CANINA


Ao fazer a socialização temos que respeitar o tempo do cão e fazer com que as experiências sejam agradáveis. É muito comum os tutores queimarem etapas, pular um degrau, e o cachorro apresentar um "sinal" nos dizendo que não está gostando da interação.


A linguagem corporal do cachorro ajuda a identificar quando o cão está em stress. Não vamos nos aprofundar na linguagem corporal mas listaremos algumas que é importante que observem: bocejar, lamber o focinho, afastar-se

olhar para os lados, caminhar devagar, Congelar, rabo entre as pernas.



O cachorro apresentando um ou mais destes comportamentos quer dizer que você está indo rápido demais. Pare, repense o que está sendo feito e aumente a distância, diminua a intensidade, volte ao passo anterior.



Foto https//www.fromadogsview.com.au/blog/body-language-and-calming-signals


SOCIALIZAÇÃO COM PESSOAS


O filhote deve ser apresentado ao maior número de pessoas, de variada idade, etnia e tamanho.


Devido a não vacinação dos filhotes os humanos que farão o contato, não devem ter tido contato prévio com animais desconhecidos Escolha bem as pessoas que terão contato com o cachorro e as instrua. você não vai querer ser recebido com pulos do canino em cima de você, então a visita não deve alimentar este tipo de comportamento. Promova brincadeiras de mordida, poderá até ser fofinho enquanto filhote, no entanto, mais tarde o estrago vai ser enorme.


Caso em algum passeio, como no shopping, alguém chegar muito ansioso, querendo interagir com o cachorro - Não permita, o excesso de emoção poderá transmitir ansiedade ao cão e prejudicar o processo de socialização.


A gente que vai decidir com quem o cachorro vai interagir.

Segundo o professosr Ian Dubar, o cachorro precisa socializar com 100 pessoas até o 3º mês de vida.


Parece muito? Socializar não é só interagir, o cachorro ver a pessoa e ignorar também é socialização.


SOCIALIZAÇÃO COM CACHORROS


Aqui o resultado desejado é que o cachorro saiba se comportar, brincar com outros cães ou até mesmo ignorar, mas nunca ter um comportamento agressivo, medroso ou de fuga.


Assim como as pessoas, que vão te visitar, devem ser convenientes o cachorro também deve ser, um cão agitado não vai deixar o seu cachorro calmo, podendo até ficar agressivo, não o deixe montar. Encontro com cachorro deste perfil vai contra tudo que desejamos – Um cachorro equilibrado.

Apresente ao máximo número de cães que puder, ele não precisa interagir, pode passar e ignorar, devemos variar raça, tamanho e sexo.


Comece aos poucos a colocar as dificuldades, no início, não coloque em um grupo de cachorros ou passe por uma rua cheia de cães.


Promova essa interação de forma lenta e gradual. Somos responsáveis pela segurança dos filhotes, então qualquer interação deve ser sempre supervisionada, e observe os calming signals, caso seja apresentado algum reveja a sessão de interação . Evite as interações que despertem medo e ansiedade.



OUTRAS SITUAÇÕES


Andar de Carro: Caso ele não responda bem, comece com trajetos curtos, mesmo assim o resultado for negativo, tente com o carro parado, ainda assim não for positivo, comece a alimentar o cachorro no carro parado.


Visitas ao veterinário: Manuseie o filhote simulando a consulta veterinária, limpeza de orelha, corte de unha, apalpar, vire-o com a barriga para cima, só não confunda manusear com criar o filhote na mão.

Pense nas situações que farão parte da rotina de vida do cachorrinho, citaremos

algumas, mas cada matilha tem sua particularidade:


  • Trânsito: comece em ruas mais tranquilas, antes de ir para avenidas movimentadas com ônibus, motos e buzinas.


  • Estimulação auditiva: Iniciar com o volume baixo, ou aumentar a distância, aumente a intensidade se o cachorro não apresentar reação negativa: Aspirador de pó, secador, soprador, trovão, fogos.

  • Animais de outra espécie: o critério é sempre o que faz sentido na vida do cachorro, se o cãozinho vive em uma região que tem galinhas, socialize com galinha.

  • Superfícies diferentes: Lisa, grama, areia, escadas se for o caso.

  • Isolamento: Aqui um ponto muito importante, ensine seu cão a ficar sozinho, sempre de forma harmoniosa, comece com intervalos curtíssimos e vá aumentando gradativamente.



Foto: iStock


FIM DA JANELA


Agora que a janela fechou os filhotes começam a ter mais receio do que não conhece: estímulos ambientais, pessoas e animais.


Assim os cães que não fizeram uma socialização adequada estão em um grupo de risco para apresentarem problemas comportamentais e consequentemente viverem isolados ou serem abandonados.


A socialização foi feita corretamente!


Ótimo , fase de maior atenção já passou , mas a socialização é uma tarefa para toda a vida do cachorro, para que não regridam.


A socialização não foi feita?


Infelizmente terá muito trabalho, e o resultado dificilmente será o mesmo, o cachorro poderá não atingirá todo o seu potencial, mas certamente chegará a um bom nível de socialização.


Tenha muito mais paciência, intoduza ainda mais devagar os possiveis agentes estressores.


Não se frustre, não se culpe, você não foi negligente, só não sabia o que fazer, no início pode ser difícil, mas o benefício compensará.


CONSIDERAÇÕES GERAIS


A socialização com pessoas, animais e situações devem ser feitas paralelamente.


Não esperar uma acabar para começar a outra.


Sendo possível tire férias ao adquirir um cachorro, é essa a fase de socialização.

Observe seu estilo de vida, sua vizinhança para descobrir as necessidades de socialização.


Aqui faremos algumas considerações para não deixar dúvidas e também repetiremos alguns pontos para que fixem melhor:


  • Leve a padaria. Vai pegar algum parente de carro? leve o pet junto.

  • Dê oportunidade de conhecer locais e situações diferentes.

  • Pratique atividades físicas com seu cão.

Correr é uma ótima oportunidade de socialização, mas claro, antes, procure um médico veterinário para garantir que o cão esteja apto.

  • Sempre respeite o limite.

  • Locais calmos, depois passando a ambientes mais estressores e aleatórios.

  • Tenha consistência, faça todo dia, crie oportunidades.

  • Papel de todos na casa.

  • Antes do protocolo de vacinação só exponha fisicamente em locais conhecidos e fechados- Como a sua residência , residências de amigos, shoppings

  • Abuse de recompensa

293 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page